COMPROMISSOS E COMPROMISSADOS

Pipocam aqui e acolá pedidos de Habeas Corpus em favor da suspensão de prisão preventiva de pessoas envolvidas nos mais diversos crimes, sob alegações as mais diversas... até aí tudo bem. Recurso alcançável por qualquer brasileiro.

Penso que existe uma imparcialidade estranha, no momento de relaxar ou não prisão de suspeitos.

Vejam, meus amigos, é diferente o relaxamento de prisão de uma mulher, mãe de filhos, muitas vezes desempenhando atividades humildes para sobreviver e que cometera o ilícito de conduzir consigo 5 g de maconha para seu parceiro detido, DAQUELE colarinho branco, ou militar de qualquer força, que fora encontrado envolvido em crimes de genocídio, tráfico (coisa organizada, grande), descaminho, prevaricação, corrupção ativa ou passiva, e por aí vai.

A diferença? Acontece que aquela mulher humilde NÃO TEM PRA ONDE IR. Enquanto que os bonitinhos em geral TÊM poder político, financeiro, capacidade de achacar testemunhas e/ou autoridades envolvidas... e principalmente capacidade de sumir do mapa. Ela nem sequer será postulante, esses em geral são atendidos (exceção a mencionar, justiça seja feita, à recusa de atendimento a HCs ao Sr. Carlos Augusto Ramos).

Mas agora vem a parte mais prosaica da história - ESSES MUITAS VEZES veem sua pretensão atendida, e se acham livres pra ir pra onde lhes aponte o nariz. ENQUANTO AQUELA MULHER nem sequer tem quem a represente em juízo!!!! E fica mofando na cadeia, sujeita a todo tipo de violência, enquanto seus filhos passam a enfrentar esse mundo duríssimo da marginalidade social, mendigando, se prostituindo, servindo de "vapor" para traficantes!

Pelo amor de Deus, me digam que eu estou errado.

E aí vem um componente no mínimo ridículo - os engravatados que recebem o benefício do HC SE COMPROMETEM (Ah, faz-me rir!) a comparecer a audiências, a NÃO SAIR do país, a submeter-se aos ditames da lei... Ora, senhores, me enganem (mas eu não gosto!).

Sinceramente, a meu ver isso é um aspecto de leniência legal da lei. Tratar com igualdade desiguais dessa maneira se me afigura uma torpeza oficial de tamanho inigualável.

Brasil, onde a Justiça NÃO é cega, ao contrário - olha capacidade de pagamento, olha poder político, olha influência social... quando mesmo você vai amadurecer, Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

JUSTIÇA RIDÍCULA - QUEM VAI DIZER QUE NÃO?

PATRULHA SOCIAL... QUAIS SÃO SEUS LIMITES?