ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

(charge baixada do blog agoradiscursiva.blogspot.com)

Pessoas, precisamos ser pragmáticos - DESPIORA é muito ruim, tanto na grafia quanto no significado, e além do mais, NÃO EXISTE no vernáculo brasileiro!!!

Sob meu ponto de vista, o mundo inteiro está sendo vítima dessa crise de "deseducação", em nome de liberdades sociais, de igualdade, etc e tal.

Mas no Brasil me parece que temos o suprassumo de estupidez sendo cultivado, e numa intensidade tal, que até as cabeças pensantes começam a duvidar de que nasceram nesse mundo mesmo...

Vejamos...

As pessoas alegremente substituíram as palavras/expressões apropriadas do vernáculo - "alô", "pois não*", "como assim?", pelo vago, incipiente, não informativo "oi".

Anglicismos têm sido utilizados à vontade. Já nos acostumamos a cardápios com a palavra "combo" (sabem o que significa?), a palavra "off" para indicar desconto... claro, os "iluminados" ignoram que a maior parte de nossa população não fala inglês.

A palavra "menu é de origem francesa, equivalente a nossa "cardápio". Seria possível facilitar para as pessoas mais simples, não é mesmo?

E vemos gente de projeção no mundo político procurando encaixar em sua verborragia as novidades linguísticas lá de fora.

Em paralelo, nossa língua portuguesa, de riqueza ímpar, vai sendo vilipendiada, distorcida, rebaixada... querem exemplos?

O que significaria "gordofóbico"? Eu por exemplo não tenho medo (fobia) de gordos! Tampouco tenho medo de quem acha bonito ficar trocando de identidade de sexo (transfobia).

Objetos viram "bagulhos"... alguém é rotulado de "escroto" (será que todos sabem o que é "escroto"?)

Você pode vir "com nós" - amigos, qual seria a dificuldade em usar o pronome "conosco"?

Mas a loucura total, absoluto abandono de nosso vernáculo, são os desastres verbais. Flexões primorosas, que permitem colocar fatos e pessoas no momento certo do tempo, como "pretérito imperfeito" e "pretérito-mais-que-perfeito" são desconhecidas da maioria dos integrantes de massa... 

Ok, entendo que tudo muda, e a sociedade está mudando. OK. Meu desconforto é que, com essas "mudanças" provocadas ou naturais, a sociedade humana está se estupidificando. Se a coisa parasse no nível pessoal eu até suportaria o prejuízo. A preocupação maior é com as NOVAS GERAÇÕES, sujeitas voluntariamente ou não a aprendizado de ignorância, de desdém pela pessoa humana, de indiferença pelo mundo que nos rodeia (humanidade+meio ambiente). 

Num tempo em que se propala aos quatro ventos sobre a importância de preservação do meio ambiente, o mais comum de se ver são garrafas de vidro ou plásticas sendo descartadas nos espaços públicos, embalagens de qualquer coisa de consumo rápido sendo lançadas nos gramados e sarjetas (nossa experiência no Brasil, mas acredito que isso esteja acontecendo em nível global). 

Propaga-se com veemência sobre respeito às pessoas, mas o mais comum por aí são veículos com sonorização graduada no MÁXIMO, perturbando a paz por onde passam! Em nome de informalidade, jovens animados ocupam calçadas consumindo o tal "narguilé" tão charmoso quanto (ou mais até) perigoso para a saúde! 

Marmanjos se dedicam a artes marciais para ficar intimidando por aí (claro, há exceções!) quem quer somente paz. Aliás, muitos dentre os das novas gerações se mostram grosseiros (quantos "bom dia" você recebeu HOJE?), invasivos da privacidade alheia (celulares em punho, filmando ou fotografando qualquer bobagem), insensíveis a sofrimento (já viram que em acidentes de trânsito há alguns tentando socorrer, e E MUITOS FILMANDO?).

De passagem... observaram que em alguns (muitos) teclados por aí não existe mais "ponto de interrogação"? Discretamente, alguém está nos retirando a liberdade de questionar... PENSEM NISSO...

Constatação - a sociedade humana está perdendo seu componente fundamental - HUMANIDADE... 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA RIDÍCULA - QUEM VAI DIZER QUE NÃO?

PATRULHA SOCIAL... QUAIS SÃO SEUS LIMITES?