quinta-feira, 27 de junho de 2019

NOVA VERSÃO - OS IMORAIS DO DIREITO

Imagem copiada de reportagem da ISTOÉ, de 2016. Já mudaram algumas dessas figuras, mas são muitos mais - dizem que trabalham de graça, PODE?

Abrindo o noticiário de hoje, surge a informação de que o Dr. Bonat, da Justiça Federal, em Curitiba, Paraná, teria requerido bloqueio de bens do condenado Luiz Inácio L.S., em medida prévia à reparação por ilegalidades cometidas, etc e tal...

Então, temos mais essa "pérola" da defesa do condenado famoso...

"Ao ingressar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual questiona aspectos do processo em primeira instância, na segunda-feira 24, a defesa do ex-presidente afirma que a decisão de Luiz Antonio Bonat é um “indicativo concreto” de que ele está prestes a assinar a sentença na ação penal referente aos supostos 12,4 milhões de reais em propina da Odebrecht a Lula – além do apartamento de meio milhão de reais no ABC paulista, o processo também trata de um terreno de 12 milhões de reais onde seria construído o Instituto Lula, em São Paulo.
No recurso ao STF, um agravo regimental, os advogados do ex-presidente alegam que tiveram acesso tardio ao acordo de leniência da Odebrecht, cujo conteúdo teria informações relevantes ao processo, e que a falta de tempo para analisá-lo prejudicaria o direito à ampla defesa do ex-presidente. Assim, os defensores pedem que o Supremo, por meio do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, ou do plenário, suspenda o andamento do processo sobre a Odebrecht até que as provas possam ser estudadas.
A ação penal que apura a suposta compra de imóveis pela Odebrecht a Lula está pronta para sentença desde o dia 5 de novembro de 2018, há 233 dias. Bonat assumiu os processos da Lava Jato em primeira instância em 6 de março, há 112 dias. Ele substitui em definitivo o ex-juiz federal Sergio Moro, que assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro." (extraído de matéria do site MSN Brasil).

Minha irresignação é com a argumentação desses guapos doutores. O conteúdo que dizem eles, lhes falta tempo para analisar, está nos autos há 233 DIAS! Como assim... "FALTA TEMPO"???
Sabem, a ignorância é um enorme prejuízo a nossa gente. Um outro é a caterva que nós mesmos permitimos ocupar o poder por tanto tempo. Mas a falta de caráter tem importância luminar na coisa toda. Esses causídicos - que sem dúvida alguma estão sendo regiamente remunerados - não têm tempo para analisar provas contra seu cliente? 
CONTEM OUTRA.
(a verdade é que temos recursos DEMAIS, safados DEMAIS, pessoas sem caráter DEMAIS... e JUSTIÇA, que é bom, DE MENOS...)

terça-feira, 25 de junho de 2019

O STF - UMA "NOVELA" KAFKIANA MESMO!!!!!

 Imagens colhidas da web - terei prazer em atribuir créditos


Com muito prazer republico a crônica do Dr. Cláudio Rubino Zuan Esteves, integrante do Ministério Público do Estado do Paraná, e que fora publicada originalmente no jornal "Folha de Londrina", na data de hoje (25.06.2019).

"Há um adjetivo que alguns juristas adoram: “kafkiano”. Normalmente se atribui ao processo em que o réu diz não saber por quê, ou de quê, está sendo acusado, isto é, algo absurdo ou surreal. O ministro Sergio Moro possivelmente está se lembrando dele nos últimos dias.

É preciso dizer de modo objetivo e direto: não há, nos diálogos divulgados até o momento, o menor indício de mácula na conduta funcional do ex-juiz ou dos procuradores. Estavam, todos, inequivocamente procurando conferir efetividade às normas que os obrigavam a bem desenvolver suas funções públicas.

Os que porventura defendem hipótese distinta, a partir do que foi até agora divulgado, ou estão agindo deliberadamente ou simplesmente, por ignorância do sistema de Justiça (convenientemente alimentada diariamente), não percebem que os diálogos evidenciam que os agentes públicos estavam buscando, dentro da lei, desempenhar fielmente as atividades para as quais são remunerados.

No cotidiano forense não é simplesmente recomendável, mas é essencial que juízes e membros do Ministério Público tenham, em algum momento, conversas sobre os casos em que atuam. Ambos exercem parcela do poder do Estado e suas incumbências exigem que o façam em proveito da coletividade. Esse imprescindível relacionamento funcional não significa — e nunca significou, de modo geral — que haja contaminação de um para o outro (sobretudo de interesses escusos). Muito menos que o diálogo leve ao comprometimento da imparcialidade de algum deles. A mesma premissa vale para as conversas que referidos agentes públicos possam vir a ter com advogados de partes interessadas.

Se essa exigência de diálogo é imperiosa em casos do cotidiano, pergunta-se: como deve ser em hipóteses de combate à macrocriminalidade? Imagine-se, aliás, a maior investigação de corrupção do mundo e indague-se: o juiz que está autorizando centenas e centenas de medidas ao longo de incontáveis etapas da atuação repressiva da polícia, da Receita Federal e do Ministério Público não pode conversar com os integrantes dessas instituições com a finalidade de alcançar os melhores resultados com essas medidas, inclusive a título de fiscalizar o seu correto cumprimento?

Não se está a defender a parcialidade do juiz, longe disso. A imparcialidade protege a sociedade. Mas será deficiente e problemática a atuação de um magistrado que, ao longo de um caso criminal extremamente complexo, fracionado em numerosas e variadas ações repressivas estatais de inquestionável gravidade, não mantenha rigoroso controle daquilo que defere e ampla conversação com todas as instituições envolvidas. Tal controle interessa aos próprios investigados, inclusive.

Ausente um interesse pessoal em prejudicar ou favorecer alguém, como se evidencia ser a hipótese, conversas sobre o caso criminal e as implicações das medidas investigatórias decorrem da própria investidura do cargo. Simples assim.

É lamentável que um juiz tenha que responder a tantos despropositados questionamentos justamente porque honrou sua toga e não se omitiu. Ao contrário, pelo que até agora se mostrou, despendia todos os esforços para o eficiente cumprimento das medidas que estava autorizando, fiscalizando-as e contribuindo para o alcance de seus objetivos. Isso — o controle do procedimento com o exclusivo propósito de impedir eivas —, aliás, não é uma mera faculdade, mas constitui um dever do juiz. Todo o resto é kafkiano."

CLÁUDIO RUBINO ZUAN ESTEVES é procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A HISTÓRIA DA MOÇA INOCENTE... OU DO ASTRO SEM NOÇÃO

(imagem colhida da internet - não identifiquei o autor)

Coisa resolvida (ou não), agora que baixou a fervura, vamos falar a respeito...

Rola por aí, já a uns quinze dias, acho, história estranha de violência em relacionamento a dois.

Um astro do futebol, a partir de seu encastelamento no exterior, convidara moçoila então residente nas plagas tupiniquins (vulgo Brasil), a visitá-lo, e teria inclusive pago despesas de viagem, etc e tal.

A tal moçoila foi intitulada, em algum lugar, como "modelo" (modelo de que?... enfim...)

Bem, bem, bem... segundo a própria, fora tratada com violência, no relacionamento íntimo, inclusive com apresentação de marcas de tapas nas nádegas, etc. e tal. Está tentando comprovar sua história com um vídeo do qual só se soube de UM MINUTO de duração, minuto esse em que ELA É QUEM AGRIDE um rapaz.

Reconheço que o moço não tem muito juízo, ou é esperto demais, ou as duas coisas (salvo engano herdara isso de seu não tão ilustre progenitor, que me parece um verdadeiro "avião", em termos de jogadas matreiras).

Não compreendo muito bem esse afã para se ter alguém na cama, vindo do outro lado do oceano. Pessoas, trata-se de uma pessoa assim, solitária? Tenho certeza mais que absoluta de que no país em que está morando, o atleta teria dúzias de mulheres implorando para ter atenção do dito cujo moço. Ademais, ele me parece agora em idade razoável para arranjar alguém definitivo em sua vida - ou vai querer ser explorado pela mulherada como o foram alguns seus antecessores, igualmente famosos, igualmente infelizes com relacionamentos a dois?*

Essa moça (notem como a trato respeitosamente)... o que será que pensou ao aceitar tão insólito convite? "Vou me dar bem...entrar na vida de uma estrela do futebol, ganhar presentes caros, frequentar as colunas de 'gossip' do mundo... fazer inveja a minhas amigas..." Será?

Meus irmãos, NADA absolutamente me tira da cabeça a palavra OPORTUNISTA. Mas vamos em frente.

Essa mulher (porque a palavra OPORTUNISTA está me incomodando tanto?) sem dúvida sabia que poderia esperar qualquer coisa do encontro literalmente "às escuras". Inclusive ser tratada de modo não convencional, afinal de contas, aventuras como a dela têm sobre si a máxima "por conta e risco da(o) contratante". esse moço não é tão estúpido assim, para agredir alguém e imaginar que as coisas vão ficar baratas... Aliás, se aquela atriz principiante com quem ele andou, retornar ao convívio "concubinal" com o rapaz, ela não tem vergonha nenhuma na cara, ou tem um interesse desmedido por riqueza... que guri depravado! E não me venham dizer que todo mundo faz isso - ELE NÃO DEVIA FAZER, afinal de contas é exemplo pra muito garotinho por aí (e está sendo MAU EXEMPLO).

Salvo engano a moça dissera que o rapaz se aborreceu porque ela exigiu que ele usasse "camisinha". Ora, meninos e meninas, precisamos parar com invencionices - QUALQUER MULHER em idade fértil iria querer engravidar do guri, gente!!!! Vamos ser mais coerentes!

Ademais, a história pregressa da moça pode trazer alguma luz sobre o recente imbróglio. Tão inocente é a moça que até andou brandindo uma faca contra um parceiro anterior... embora a carinha angelical não indique tamanha capacidade de fúria...

Ouso dizer que se tentou montar um "circo", que produzisse alguma vantagem material. A moça só partiu para os jornais quando o plano "A" não funcionou. Que plano seria esse? Ora, ora, ora, meus irmãos...

Pobres jovens! Tão incoerentes, tão sem noção, tão perseguidores de quimeras perversas!!!!

*Saudade de outros ídolos, como Julio César Espíndola (o goleiro), Cacá (dispensa apresentação, dado o apelido), Marcelo Vieira (Real Madrid)... alguém quer mais exemplos de vida?

BREVE HISTÓRICO DE UMA PILANTRAGEM

(imagem colhida da internet - não identifiquei o autor)


A recente divulgação dos áudios vazados de conversas entre Sergio Moro e procuradores da Lava Jato é sintoma do desespero e do vale tudo nas ações da esquerda para sobreviver.

O tempo é curto.

Sabe a esquerda que se o governo Bolsonaro aprovar a Reforma da Previdência - a favor de toda sociedade - tudo estará perdido pra eles. O ultimo prego no caixão terá sido colocado.

Para entender, é preciso começar pela fuga do performático Jean Willys do país, desistindo de seu cargo e permitindo que David Miranda, suplente, ocupasse seu lugar. Miranda, marido (?) de Glenn Greenwald, é um notório conspirador, atuando em atos considerados ‘terroristas’ contra vários governos do mundo.

Em agosto de 2013, Miranda foi preso no aeroporto em Londres por levar material secreto dos EUA, fornecidos pelo parceiro Snowden, que comprometiam a segurança dos Estados Unidos. O material, reunido e roubado por Snowden da agência americana NSA, onde trabalhava, provocou um enorme conflito internacional.

Miranda trabalhava para Greenwald, seu parceiro, que era quem vendia as informações, numa farsa montada. Greenwald é o mesmo que hoje, por aqui, usa um site chamado Intercept para divulgar os audios de Moro obtidos ilegalmente.

Laura Poitras, amiga de Greenwald, era outra 'mula’* utilizada por ele para levar documentos secretos roubados de um país para outro. O transporte de material secreto, nesses casos, é um risco enorme.
Greenwald e Poitras -vejam só - serão recepcionados e homenageados em setembro pela EFF - Electonic Frontier Fundation, que é patrocinada por ninguém menos do que George Soros, que enfiou mais de um milhão de dólares nessa fundação nos últimos cinco anos. Não é maravilhoso? (só que não...)

O parceiro de Miranda, Greenwald, era ainda um palestrante regular em conferências comunistas internacionais, quando funcionário do The Guardian. Foi de Greenwald que partiu a obtenção ilegal e divulgação das conversas de Moro, o que deixa clara a conspiração suja para desestabilizar o governo Bolsonaro, soltar o medonho  luladasilva (com minúscula mesmo) e levar o país ao caos e ao socialismo.

A ação deles com Snowden, só pra constar, acabou levando para a Russia mais de 58 mil documentos secretos que continham informações de segurança nacional dos EUA.

Nestes dias decisivos, a esquerda usará de todos os recursos possíveis, ilegais ou não, para se manter viva.

Fica registrada aqui a ação vergonhosa da OAB que através do seu presidente, que usa o caso para pedir o afastamento imediato de Moro. Mas como assim? Porque? A isso se dá o nome de "jus esperneandi", em Direito...

É... o Brasil já está mudando, mas precisa mudar ainda mais...
*sem depreciação - é gíria utilizada pela polícia, nada relativo à capacidade intelectiva da moça...

P.S. - colhi esses informes da internet, e os considero válidos (o site oantagonista.com pode oferecer mais detalhes, a quem interessar possa). Se me contraditarem com seriedade eu retiro a crônica - não faz meu feitio espalhar mentiras.

terça-feira, 11 de junho de 2019

QUEM FOI CONDENADO?

Copiado do blog bicicletanarua.wordpress.com - mas vale bem para a crônica

O Sr. Luiz Fernando Carli Filho começa a cumprir sua pena.

Aparentaria ser algo corriqueiro, sem importância, para quem não conhece detalhes da coisa toda.

O nomeado senhor era deputado estadual. Se presume que pessoas públicas tenham caráter, comportamento e discurso em acordo com o que representam - afinal, esse senhor fora eleito por parcela significativa da população curitibana.

O que aconteceu, que o coloca em prisão?

O ex-ilustre conduzia seu potente carro pelas ruas da capital paranaense, em velocidade - posteriormente aferida por peritos da Justiça - em torno de 160 km/h. Como se não bastasse o deslocamento vertiginoso, em via pública (algo expressamente proibido), o então moço se achava em estado de embriaguês (também comprovado pela perícia, com 7,8 dcg/l - quase quatro vezes o limite máximo permitido em lei, na época).

Isso não é tudo.

O assassino (ué, quem mata sem razão é assassino, que me corrijam os puristas) estava, no momento da ocorrência, com sua habilitação de conduzir (vulgo CNH), CASSADA, com 130 pontos, de pelo menos 30 autuações por infração de trânsito.

O resultado da traquinagem? Dois rapazes desabrochando para a vida, mortos instantaneamente (o singelo carro em que trafegavam, não tinha a segurança do veículo que o Sr. Carli Filho conduzia - me revolta um pouco a indústria nacional, sabem? Porque não dar condições de segurança no mínimo IGUAL para todos os carros? Mas isso é outra prosa...), dois carros literalmente destruídos, o próprio infrator passando uma temporada no hospital...

E tanta insanidade emanada do tal ex-deputado estadual!

Pena - sete anos, quatro meses, vinte dias. Semiaberto.

Quem mesmo, foi condenado? Lhes digo...

Condenados foram dois jovens - Carlos Murilo de Almeida, Gilmar Yared, que trafegavam no Honda Fit abalroado pelo carro que o condenado, acima nomeado, conduzia, em alta velocidade para perímetro urbano, em estado de embriaguez  (índice de alcoolemia quase QUATRO VEZES superior ao tolerável na lei). Aqueles dois rapazes estão condenados à morte - nunca mais verão o sol, ou o que quer que seja mais.

Condenados foram os familiares das duas vítimas da irresponsabilidade do Sr. Carli Filho.

Condenados (porque não?) foram igualmente os familiares do próprio assassino (quem assume risco de matar alguém E O FAZ, é assassino, não há outra palavra que melhor o defina). Imaginem, conviver com essa figura diuturnamente - porque ao que parece cumprirá pena em caráter domiciliar, ao que consta - lembrando que ele matou dois jovens - e, como diz o brocardo consagrado..."cesteiro que faz um cesto, faz cem..."

A sociedade é condenada, mutatis mutandis lei e apenamento, quando concluímos que precisamos conviver com pessoas que valorizam tão pouco a vida alheia...

Condenados somos todos nós... E você leva a responsabilidade... ENTENDA ISSO, Sr. Carli Filho. Aprenda a viver em sociedade.

ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

(charge baixada do blog agoradiscursiva.blogspot.com) Pessoas, precisamos ser pragmáticos - DESPIORA é muito ruim, tanto na grafia quanto n...