CIVILIZAÇÃO DE IRRACIONAIS

A humanidade se tornou a espécie dominante em nosso planeta dada a capacidade de adaptação, e a interação social, que permitiu a vida em comunidades, basicamente. Diriam assim os darwinianos e derivados.

Pois bem... Hobber, parodiando Aristóteles, dissera que o "homem é o lobo do homem", na medida em que costumeiramente se aprimora no exercício do mal, enquanto vão se aprimorando as instituições sociais (conceituação minha).

Chegamos à era pós-moderna, como a rotularam os "lorpas e pascácios" (como diria stanislaw Ponte Preta) de plantão. CHEGAMOS?

O que temos hoje é um processo deletério da sociedade, via desmoralização das bases sociais que mantiveram nossa humanidade nos trilhos pelos últimos 6.500 anos, aproximadamente... Nos últimos 3 decênios vimos mudanças sociais NUNCA VISTAS, e a um ritmo jamais imaginado por Hobbes, nem em seus mais sérios delírios! Nossa humanidade está se abrutalhando, estamos deixando de lado conceitos de moral que funcionaram durante milênios, em troca de meros questionamentos sobre suas derivações e/ou contrários. No âmbito familiar não temos mais a saudável relação pais/filhos, mas eventualmente, temos relações empregados/crias ou criadores/empregados, ou (cruel!) modernamente a relação computador/seres.

Algo que se nos afigura inexorável, acode-me todavia um secreto temor de que estejamos nos distanciando cada vez mais da humanidade, e nos tornando ANIMAIS IRRACIONAIS VIP. E aqui é que preciso me deter um pouco mais.

Vejo essas campanhas sem fim para maior segurança em nossas cidades, o desespero de gente roubada, assaltada, ferida, quando não temos mortos assassinados, e outros bichos... Bem, o problema é esse mesmo - a sociedade está formando BICHOS! Aí, o que nós fazemos com animais (que agem por instinto, e costumam ser violentos/mortais)? Não os encaminhamos para colonia de sua espécie ou (se realmente perigosos) nós não os sacrificamos? Então...

Porque creio, sabem... um ser humamo (que não seja soldado numa guerra!)) que mata tres vezes em episódios isolados, é alguém que já descobriu uma maneira de lidar com seus problemas. Que alguém que violenta uma criança é UMA BESTA FERA. QUE alguém que estupra uma mulher é um animal no cio, perigoso.

Bem, já que a comunidade deles "latu sensu" seria a civilização, e por isso mesmo não podemos soltá-los numa reserva... que tal partir para a segunda hipótese?

E se um traficante "DE CARREIRA", com décadas no crime, desencaminhando centenas de jovens, for sacrificado? O que o mundo vai perder?

E se um estuprador psicopata, que já atacara mais de 20 mulheres, com sucesso em sua empreita perversa... subitamente recebesse uma injeção letal? Será que o mundo não respiraria mais aliviado e mais, será que isso não serviria para remodelar mentes criminosas em formação?

Não, senhores. Não estou fazendo apologia da pena de morte. Penso apenas que gente que começa a agir mais por instinto de preservação e predação do que pelo raciocínio lógico e racional JÁ SE TORNOU NUM ANIMAL PERIGOSO, que precisa ser retirado do meio social onde está inserido, ou simplesmente eliminado, como uma serpente venenosa fora de seu habitat ou um crocodilo à solta. E notem que os animais podem ser infinitamente menos cruéis que homens embrutecidos pelo mal, hein?

Falei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

JUSTIÇA RIDÍCULA - QUEM VAI DIZER QUE NÃO?

PATRULHA SOCIAL... QUAIS SÃO SEUS LIMITES?