EPITÁFIO PROPOSTO DE UMA SOCIEDADE, NO SÉCULO XXI



Encontrei esse texto por aí, em algum grupo de amigos virtuais. Teria a máxima satisfação em atribuir crédito a quem o escreveu, juntando Maquiavel e Mickiewicz...

CORREÇÃO - acabei de descobrir que o autor dessa pérola de texto é o Dr. Cosme Araújo, advogado na Bahia!

""Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" (Nicolo Maquiavel)

Um povo que aceita passivamente a corrupção e os corruptos, não merece a liberdade. Merece a escravidão (o que dizer das hordas - cada vez mais reduzidas - que ainda se escondem atrás da frase "rouba, mas faz!"?).

Um país cujas leis são lenientes e beneficiam bandidos, não tem vocação para a liberdade. Seu povo é escravo por natureza (alguma lembrança do STF aparelhado que temos, no Brasil?).

Um povo cujas instituições, públicas e privadas, estão em boa parte corrompidas, não tem futuro. Só passado.

Uma nação, onde a suposta sociedade civil organizada não mexe uma palha se não houver a possibilidade de lucros, não é capaz de legar nada a seus filhos, a não ser dias sombrios. 

Uma pátria, onde receber dinheiro mal havido a qualquer título é algo normal, não é uma pátria, pois nesse lugar não há patriotismo, apenas interesses e aparências.

Um país onde os poucos que se esforçam para fazer prevalecer os valores morais, como honestidade, ética, honra, são sufocados e massacrados, já cairam no abismo há muito tempo (essa é PRA PENSAR MUITO). 

Onde políticos vociferam das tribunas, cometem adultério e outras prostituições na penumbra de conventilhos brasilienses (não só lá!), mentem para seus eleitores sobre querer o bem deles, desviam recursos públicos sem pudor algum... o que resta a esse país?

Uma sociedade onde muitos homens e mulheres estão satisfeitos com as sórdidas distrações, em transe profundo, não merece subsistir (alguém lembrou de Facebook, Whatsapp, Instagram, rede do "plim-plim", e congêneres?).

Só tenho compaixão daqueles bravos, que se revoltam com esse estado de coisas. Àqueles que consideram normal essa calamidade, não tenho nenhum sentimento.

Aos que elegem e reelegem corruptos, aos que servem de escudo e proteção aos bandidos e, ainda, aos indiferentes, só restam os versos do grande poeta polonês, Adam Mickiewicz:

"Tua alma merece o lugar donde veio, caso tenhas entrado no inferno, e não sinta as chamas." (Mickiewickz).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

JUSTIÇA RIDÍCULA - QUEM VAI DIZER QUE NÃO?

PATRULHA SOCIAL... QUAIS SÃO SEUS LIMITES?