LAZER DE IGNORANTES - CUIDAR DA VIDA DOS OUTROS



Já a uns bons quatro anos tenho me deparado com comportamento social de uma inutilidade lapidar - cuidar da vida dos outros!

Me refiro à divulgação por portais de mídia (principalmente via internet, mas também ocorrentes em revistas e jornais impressos) de "gossip" - nossa popular fofoca.

Isso não é novidade, na sociedade humana - quem não gosta de compartilhar as "últimas"? E, contrariando o entendimento popular, de que mulher é que gosta disso, preciso pontuar que os homens também participam desse "esporte" - e como participam! Ativamente!

Acontece que a coisa tem assumido dimensões absurdas, a ponto de jornais sérios, em suas páginas de chamada virtual (principalmente via internet) apresentarem ao menos 50% de conteúdos de fofoca, e com pessoas comentando animadamente!!! 

(Queria tanto que os brasileiros se importassem com os políticos que elegem, na mesma proporção...)

As novas gerações se desenvolvem sobre esse "terreno movediço", insensível e cruel, que eleva próceres num átimo, e os abate no momento seguinte... estão viciando nossos adolescentes e crianças no "esporte" vil de cuidar da vida dos outros.

Porque vejam... "fulano é clicado beijando sicrana". E DAÍ? O que um beijo oportunista (ou meramente para a foto) de um figurão numa ilustre "maria gasolina" acrescenta à vida de cada um?

"Beltrano está namorando fulana"... Ora, ora, ora, meus irmãos... o significado do verbo "namorar" - todos já sabem - é completamente diverso do que se faz no âmbito familiar - hoje em dia a palavra mais adequada seria "concubinato" para rotular a maioria dos "namoros" que a sociedade incensa.

Mais uma - uma pessoa, um dia desses, adepta de "relacionamento aberto" (não consigo desvincular essa expressão de prostituição, pura e simples) comentando sobre o fim de seu "casamento" de dez anos, revelara que DURANTE O CASAMENTO mantivera também outros CINCO relacionamentos afetivos, e acrescentou que esses "relacionamentos" foram intensos e prazerosos (minhas palavras, para interpretar as revelações da moça). Vão querer me jogar pedras, mas comportamentos como esse não passam de ADULTÉRIO. Não é porque Alvin Toffler prognosticara algo como esse comportamento, que a sociedade precisa ser demolida desse modo! 

Nossos adolescentes e jovens adultos então vão compreendendo que algo assim é perfeitamente normal. 

E APRENDEM. 

O que não aprendem é quanto aos consectários desses comportamentos - sejam meramente para aparecer em colunas sociais, sejam "aulas práticas" de devassidão - personalidades quebradas com relacionamentos tão intensos e luxuriosos quanto passageiros, filhos não planejados/desejados, famílias corroídas por muitos fatores... Não por acaso suicídio é a quarta causa de mortes, atualmente, no Brasil. E os psicólogos e psiquiatras estão com agendas repletas. Ah, sim, há também incremento de crianças criadas por avós, ou criadas em instituições de acolhimento...

Claro, muitas pessoas têm já "tomado a pílula vermelha"  (parodiando um filme famoso) e descoberto que o mundo da NOTÍCIA INÚTIL e da FOFOCA é algo sem sentido, para seguirem suas vidas. Amadurecer é preciso, fofoca e cuidar da vida dos outros NÃO AMADURECE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUPIDEZ DE GENTE "CULTA"

JUSTIÇA RIDÍCULA - QUEM VAI DIZER QUE NÃO?

PATRULHA SOCIAL... QUAIS SÃO SEUS LIMITES?